Aulas de Anatomia

3.5.10

Sistema Carotídeo

A irrigação da cabeça e do pescoço tem origem a partir das artérias Carótidas comuns.
Sua obstrução parcial ou total em um dos lados, causa sequelas neurológicas bastante severas, desde paralisias de uma metade do corpo, como também dificuldades na elaboração das palavras dentre outras.
O conhecimento da distribuição de seus ramos e territórios de irrigação, são de grande valia para fisioterapêutas, dentistas e neurocirurgiões, fato este que me motivou a escrever esse tema.






Origens e Trajeto

As artérias Carótidas comuns, são duas artérias que tem origem direta e indiretamente do arco aórtico.

A artéria Carótida Comun Direita ( ACCD) sai juntamente com a a. Subclávia de um pequeno tronco arterial denominado Tronco Braquiocefálico, primeiro ramo do arco aórtico. Já a a. Carótida Comus Esquerda, sai diretamente do arco aórtico.
Após sua origem, ascende no pescoço acompanhada lateralmente pelo nervo Vago e pela veia jugular interna, estando localizada sobre o m. Esternocleidomastódeo e platisma.









Durante seu trajeto no pescoço, as aa. Carótidas comuns não emitem ramos colaterais.





Ramos terminais

Ambas as ACC terminam se bifurcando na altura do corno maior do osso hióide, ao nível da 4a. vértebra cervical, onde originam as artérias Carótidas Externa (ACE) e Interna ( ACI).



ARTÉRIA CARÓTIDA EXTERNA (ACE)

É responsável pela irrigação de estruturas do pescoço, da face e do couro cabeludo.


RAMOS:

Para efeito didático, podemos dividir seus ramos em Anteriores, Mediais e Posteriores

Ramos anteriores:

1. A. Tireoídea Superior - emite ramos glandulares para a glândula tireóide, a a, Laríngea superior e ramo esternocleidomastóideo. Termina anastomosando-se com sua homônima e com ramos glandulares das aa. Tireoídeas inferiores

2. A. Lingual - esse ramo pode ter origem sozinho ou por meio do tronco lingofacial que é bastante comum. Em raras exceções pode ter origem em comum com as artérias facial e faríngea ascendente no tronco tireolingofaringo facial.
As artérias linguais são as únicas fontes de irrigação para os músculos da língua e sua mucosa além da gengiva lingual e assoalho da boca.
Possui trajeto cervical e lingual.









3. A. Facial - Essa artéria também possui um trajeto cervica e outro facial, sendo responsável pela vascularização dos músculos da mímica e da pele da face.

Ramos cervicais - artéria palatina ascendente, artéria tonsilar e artéria sub mental
Ramos cervicais - a. labial inferior, a. labial superior, a angular.

Obs. A a. facial, muda de nome para a. angulas a partir da asa do nariz. A a. angular, se anastomosa com a a. dorsal do nariz e com a a. oftálmica, ramo terminal da a. Carótida Interna.







Ramo medial:
A. Faríngea ascendente - ascende da bifurcação das carótidas, ou da parte posterior da a. carótida externa. Ascende pelo pescoço e termina fornecendo ramos faríngeos, timpânicos e meníngeos.


Ramos Posteriores

1. A. Occipital - irriga a pele da nuca e o couro cabeludo.

2. A. Auricular posterior -origina um ramo para o m. esternocleidomastóide , a a. timpânica posterior, ramos occipital que se anastomosa com ramos da a. occipital e um ramo parotídeo.



RAMOS TERMINAIS DA ACE

Anatomicamente, os ramos terminais da a. Carótida externa são as aa. Temporal Superficial e Maxilar. No entanto, embriologicamente falando, o remo terminal da ACE é somente a A. Maxilar.


A. Temporal Superficial
Localizada superficialmente na parte lateral da região te´poral, essa artéria está frequentemente relacionada a quadros de cefaléia intensa devido a comprometimentos deste vaso a aprtir de artrite temporal. Seus ramos são

1. A. transversa da face, para os tecidos moles abaixo do arco zigomático,
2. Ramos frontais
3. Ramos parietais
4. A. Zigomático-orbital, para a parede lateral da órbita



A. Maxial


Ramo terminal da ACE, tem origem medialmente ao ramo da mandíbula, na fossa infratemporal. Responsável pela irrigação dos arcos dentários, dentes, mucosas gengivais ( exceto a gengiva lingual) palato e cavidade nasal. É um ramo de grande importância possuindo de 16 a 18 ramos.

Seu Trajeto pode ser dividido em 3 ou 4 partes de acordo com diferentes autores.

RAMOS DA PARTE MANDIBULAR: - mediais ao ramo da mandíbula

1. A. Auricular Profunda
2. A Timpânica Anterior
3. A Meníngea Média
4. A. Alveolar Inferior

RAMOS DA PARTE MUSCULAR - entre os mm. pterigóideos lateral e medial
5. A. Temporal Profunda posterior
6. A. Temporal Profunda anterior
7. A. para o m. Pterigóide medial
8. Ramo bucal da a. maxilar ( para o m. bucinador)
9. Ramo para o m. masséter

RAMOS MAXILARES - relacionados com a tuberosidade do maxilar
10 11. Ramos alveolares pósterosuperiores ( 2 ou 3)
12. A. Infraorbitária


RAMOS PTERIGOPALATINOS - na fossa pterigopalatina

13. A. Palatina descendente
14. A. do canal pterigóide
15. A. Faríngea
16 A. Esfenopalatina, ramo terminal da a. Maxialar